Michel Bauwens - Fundação P2P


Qual a relação da biblioteconomia com a produção entre pares?

   Ora a P2P Foundation criada por Michel Bauwens aposta no compartilhamento de informação para a soluções de problemas no âmbito econômico politico e social.
   E o que os bibliotecários tem a ver com isso? A biblioteconomia sempre esteve associadas as diversas formas de organização e registro do conhecimento que viabilizassem o ACESSO a informação. As formas de organização e representação documental   estavam orientadas ao acesso a conhecimentos para a resolução sobretudo de questões de ordem prática. Entretanto a biblioteconomia em um cenário pós moderno acaba por deparar-se com questões epistemológicas para além do acesso a informação.
 Se as formas de organização e representação do conhecimento até então estavam voltadas a acessibilidade documental e ou bibliográfica. Estas formas de organização e representação podem ser pensadas com  alcance cognitivos e comportamentais. Tal atividade requer que os profissionais graduados em biblioteconomia sejam capazes de articular conhecimentos pluridisciplinares para as questões informacionais de diferentes campos epistêmicos.
 Nesse contexto emerge além, das redes solidárias de organização e compartilhamento de conteúdos para a resolução de problemas da economia ou da ciência politica uma nova geração de profissionais capacitados para articular conhecimento e prática nos desafios deste século, entre eles a engenharia genética, a engenharia de alimentos, o aquecimento global, o multiculturalismo entre outras questões que tratam do devir humano.
Confira o trabalho inspirador do Bibliotecário Michel Bawens em:


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A crise das bibliotecas públicas na Inglaterra

Planejamento de ensino: peculiaridades significativas