Roteiro para elaboração de resenha


Roteiro para elaboração de resenhas críticas de artigos e capítulos de livros

“Resenha crítica” é a apresentação do conteúdo de uma obra. Consiste na leitura, no resumo e na crítica, formulando, o resenhista, um conceito sobre o valor do livro/artigo.
A resenha, em geral, é feita por cientistas que, além do conhecimento sobre o assunto, têm capacidade de juízo crítico. Também pode ser feita por estudantes; neste caso, como um exercício de compreensão e crítica. Para iniciar-se nesse tipo de trabalho, a maneira mais prática seria começar por resenha de capítulos (ou artigos).
O resenhista deve resumir o assunto e ressaltar as falhas, sem entrar em muitos pormenores, pois o seu objetivo é informar. Deve ter competência no assunto, mas isso não lhe dá o direito de fazer juízo de valor ou de deturpar o pensamento do autor.
Mesmo não fazendo parte dos trabalhos científicos de primeiro nível (como relatórios de pesquisa, monografias, dissertações, teses, artigos científicos), a resenha crítica apresenta uma estrutura ou roteiro:
1. Referência bibliográfica
Autor(es), Título (subtítulo), Imprensas (local da edição, editora, data), Número de páginas, Ilustrações (tabelas, gráficos, fotos etc.)
2. Credenciais do autor
Informações gerais sobre o autor, autoridade no campo científico, Quem fez o estudo? Quando? Por quê? Em que local
3. Conhecimento
Resumo detalhado das idéias principais, Do que trata a obra? O que diz?
Tem alguma característica especial?, Como foi abordado o assunto?, Exige conhecimentos prévios para entendê-lo?
4. Conclusão do autor
O autor faz conclusões? (ou não?), Onde foram colocadas? (final do livro, dos capítulos, dos artigos), Quais foram?
5. Quadro de referência do autor
Modelo teórico, Que teoria serviu de embasamento?, Qual o método utilizado?
6. Apreciação
a) Julgamento da obra: científica, didática, de divulgação, Como se situa o autor em relação: às escolas ou correntes científicas, filosóficas, culturais? Às circunstâncias culturais, sociais, econômicas, históricas etc?
b) Mérito da obra: Qual a contribuição dada?, Idéias verdadeiras, originais, criativas?, Conhecimentos novos, amplos, abordagem diferente?
c) Estilo: conciso, objetivo, simples?, Claro, preciso, coerente?, Linguagem correta?, ou o contrário?
d) Forma: lógica, sistematizada? Há originalidade e equilíbrio na disposição das partes?
e) Indicação da obra: A quem é dirigida: grande público, especialistas, estudantes?

Observação: Quando se tratar de resenhas realizadas por estudantes, sob orientação de um professor, pode-se solicitar tópicos, como: Adquiriu novos conhecimentos? Reforçou conhecimentos anteriores?



Leia o(s) texto(s) e elabore uma resenha por texto, com no máximo 2 folhas A4, letra Times New Roman tamanho 12 e parágrafo simples. Procure contemplar os tópicos descritos no roteiro acima e inclua os nomes da equipe. 


Fonte: Marconi M.A.& Lakatos E.M. Trabalhos Científicos (capítulo 6) em: Técnicas de Pesquisa, São Paulo: Ed. Atlas S. 2002 (5ª edição)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A crise das bibliotecas públicas na Inglaterra

Planejamento de ensino: peculiaridades significativas